O Projeto Gema é uma iniciativa musical multiplataforma que tem nas músicas regionais do Rio Grande do Sul, bem como na musicalidade e diferentes fazeres musicais de seus povos, o fio condutor para uma nova narrativa acerca da diversidade cultural deste estado. É também objeto e conteúdo desta iniciativa a cultura popular e os mestres e comunidades tradicionais que habitam seu território.
Idealizado no ano de 2016 pelo pesquisador em culturas tradicionais e produtor cultural Lucas Luz e com patrocínio do programa Natura Musical e financiamento do sistema Pró-Cultura RS, foi a primeira temporada do conteúdo multiplataforma "Gema - Músicas Regionais do Rio Grande do Sul", composto por uma websérie em dez episódios, podcasts, textos, fotografias e revistas, distribuídas em equipamentos culturais e escolas estaduais de ensino público.
**
A primeira temporada de GEMA foi idealizada por Lucas Luz, com realização de FÉsta e planejamento, gestão e produção executiva da Dasluzes Planejamento e Estratégias em Cultura, sendo coproduzida por Francisco Cadaval, Ismael Corrêa de Oliveira, Mário Neto e Rafael Dezesseis.
Protagonistas do Projeto
Aldeia Mbya Guarani Tekoa Guaviraty Porã Bonitinho Maçambique de Osório Regional do Ibicuí Goela Seca Adelar Bertussi Antônio Carlos de Xangô Luis Vagner Mestre Paraquedas Mestre Renato
episódio 1
Aldeia Mbya Guarani
Tekoa Guaviraty Porã
Os Mbyas Guaranis visitados pelo Gema moram desde o ano de 2012 na Aldeia Tekoa Guaviraty Porã (Terra da Guabiroba), localizada em Santa Maria. Foi lá que nos transmitiram o seu carinho, suas palavras entoadas. Para eles, tudo se baseia na sonoridade: suas vidas, o mais profundo respeito entre as pessoas e a educação. Ela surge da música. Ou seja, do som da vida.
episódio 2
Bonitinho
O guitar hero dos pampas. Juliano Trindade ‘Bonitinho’ é músico dos bailes que animam salões e CTGs por todo o território sul-rio-grandense. Em um universo musical repleto de gaiteiros e violonistas, tem como instrumento sua guitarra, suingada, ‘no talo’.
Gosta de distorção, som alto, wah-wah. Jazz, bossa-nova, Pepeu Gomes e Santana.
episódio 3
Maçambique de Osório
O Maçambique de Osório é um dos grupos tradicionais mais antigos do Rio Grande do Sul, sendo citado em livro de Dante de Laytano ainda no século XIX. É um grupo formado por negros devotos de Nossa Senhora do Rosário, que cantam, dançam e tocam em seu louvor. Desde a década de 1980 sua música vem sendo apropriada por outros artistas e desta forma sendo difundida nos festivais de música regionalista, sem que nunca a comunidade tenha sido creditada ou lembrada por tal.
episódio 4
Regional do Ibicuí
Distante cerca de 50 km do centro de Santana do Livramento, no Quilombo Ibicuí da Armada, negros quilombolas, todos de sobrenome ‘Vaqueiro’, mantém, há muitos anos a tradição da gaita, herdada dos tropeiros que por ali passavam. Com alguns vizinhos, formaram o ‘Regional do Ibicuí’, conjunto constituído por gaita, pandeiro e agê. Assim animam os bailes da comunidade.
episódio 5
Bandinha Típica Alemã Goela Seca
A Bandinha Típica Alemã Goela Seca, da cidade de Feliz, foi formada na década de 1970 pelo Sr. Cacildo Eidt. É composta por saxofone, trombone, trompete, surdo, agê e acordeon, tocado de forma bem diferente da música nativista gaúcha. Faz parte da banda também um curioso instrumento, o ‘berimbau do vovô’, construído pelo próprio Cacildo.
Sua música é festiva, e seus integrantes se realizam alegrando seu público, animando bailes de chopp, kerbs e festas locais.
episódio 6
Adelar Bertussi
Um dos maiores gaiteiros do Brasil. Foi no Rincão da Mulada, em Criúva, distrito no interior da cidade de Caxias do Sul, que Adelar começou a tocar, junto com seu irmão Honeyde. Foi o responsável por introduzir a bateria na música gaúcha de baile. É um dos maiores divulgadores do bugio, ritmo genuíno do Rio Grande do Sul, com origens indígenas.
episódio 7
Antônio Carlos de Xangô
Um dos mais velhos pais-de-santo do Rio Grande do Sul. Possui filhos-de-santo espalhados por todo o território mundial. É dono de uma voz ancestral, carregada de conhecimento. Em sua época de alabê, o ritmo era mais cadenciado, mais lento: talvez por ter sido uma época em que a comida não tinha tanto agrotóxico”, reflete.
episódio 8
Luis Vagner
Guitarreiro, suingueiro, cantor e compositor. Gaúcho de Bagé, foi para Porto Alegre no início da década de 1960, época em que o Movimento Tradicionalista Gaúcho ganhava força pelo interior do estado. Na capital, montou seu primeiro conjunto de rock’n roll. Alguns anos depois, transitando entre São Paulo e Rio de Janeiro, foi um dos responsáveis, junto com Bedeu e Pau-Brasil, pela criação do suíngue, hoje chamado apenas de ‘samba-rock’.
episódio 9
Mestre Paraquedas
Mestre griô, contador de histórias, artista plástico, pesquisador e compositor. Para falar do samba e do carnaval em Porto Alegre
é obrigatório falar em Paraquedas. Fundou diversos blocos e a escola Samba Puro. Faz alegorias, fantasias, desenha e compõe sambas-enredo. Seu apelido vem da época em que era paraquedista do exército.
Um multimídia dos anos 1930, 40, 50… dos 2000.
episódio 10
Mestre Renato
É na Linha Solidão, em Maquiné, que mora Mestre Renato, mestre de terno de reis e luthier de violas, violões, violinos, cavaquinhos e bandolins. Em 2009 recebeu o Prêmio Culturas Populares Dona Isabel, iniciativa do Ministério da Cultura. O seu Terno de Reis vem desde a época de seus avós e agora descansa em suas memórias, sem continuidade dos mais novos.
Ficha Técnica
Direção de Arte e Multimeios: Mário Neto
Pesquisa: Lucas Luz e Ismael Corrêa de Oliveira
Consultoria: Arthur de Faria e Pedrinho Figueiredo
Assessoria de Imprensa: Dona Flor Comunicação
Ativação de Redes Sociais: Ismael Corrêa de Oliveira
Assessoria Jurídica: Gustavo B. Côrrea
Assessoria Contábil: Marcus Arruda Marques
Logo: Mônica Kern
Vídeos
Direção e Edição: Francisco Cadaval
Câmeras: Francisco Cadaval, Mário Neto e Lucas Luz
Som Direto: Rafael Dezesseis e Ismael Corrêa de Oliveira
Entrevistas: Lucas Luz, Ismael Corrêa de Oliveira e Rafael Dezesseis
Arte: Mário Neto
Edição e Sound Design: Rafael Dezesseis
Mixagem: Ismael Corrêa de Oliveira
Podcasts
Produção: 3Girafas
Organização, edição e mixagem: Rafael Dezesseis
Website e revista
Projeto Gráfico e diagramação: Mário Neto
Textos: Lucas Luz
Fotografias: Francisco Cadaval, Mário Neto e Lucas Luz
patrocínio
realização
produção
financiamento